Vista de Jerusalem

 

Vera Pessoa

 

“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Cuida-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo, o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” Salmo 23: 1 a 6.

 

          Na simplicidade deste Salmo 23, nota-se a profundidade e a força por detrás dele. Sua paz não demonstra uma fuga psicológica. Seu contentamento não é complacência. Há disposição para enfrentar as trevas e um ataque iminente. Seu clímax revela um amor que não encontra satisfação em nenhum alvo material - somente em Deus!

          O Senhor, nessesalmo, ocupa o lugar inicial, e essa demonstração é enfática como só acontece nos salmos, não assinalando um senhor qualquer.

“É meu”, nesse Salmo, revela-nos um relacionamento prometido que ousa vincular ao Senhor, havendo uma demonstração da mera e atual situação humana. Nota-se que tudo nesse Salmo decorre dessa vivência. Na palavra “pastor”, Davi emprega a metáfora mais compreensiva e íntima que até aqui se achou nos Salmos, pois, costumeiramente, ele usava palavras que denotavam distâncias: “rei” ou “libertador”; ou mais impessoal: “rocha”, “escudo”; e outras palavras usuais. No entanto, ao empregar “pastor”, Davi quis nos mostrar que ELE vive com seu rebanho, sendo tudo para as suas ovelhas: o guia, o médico e o protetor. O Protetor...: e nada me faltará!

 

“(...) o meu cálice transborda de misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.”

 

          Misericórdia é a palavra da aliança traduzida como bondade em outros trechos. Juntamente à bondade, há a sugestão de uma generosidade e apoio sólidos que podem ser encontrados em um meio familiar bem firmado ou entre Grandes Amigos. No caso de Deus, essas qualidades, além de demonstrarem solidez e de serem dignas de confianças, são vigorosas, pois o emprego do verbo seguir não nos demonstra significar, aqui, a tomada de uma retaguarda, mas sim o significado de perseguir; tão seguramente como os “juízes” perseguem os ímpios. Ou, até mesmo, uma perseguição instalada e desenvolvida na consciência dos que possuem, minimamente, um senso de realidade e de sentimento de culpa por um ato maligno praticado ao seu semelhante.

“Para todo o sempre”, nesse versículo, demonstra, literalmente, “para a duração dos dias”, que não é necessariamente, em si mesma, uma expressão de eternidade. Apresentando-nos, porém, a lógica da aliança Divina, a qual não permite término nenhum do Seu compromisso para com o homem.Sob nosso entendimento, essas palavras apontam para um compromisso definitivo e absoluto: “Nem morte, nem vida...poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Romanos 8:38 e 39).

 

Clique na flor e

fale com a autora

 

 

 

 

Clique na figura e
envie sua mensagem

 

 

Voltar

 

 

 

Música: Salmo 23 - תהילים Cantado em Hebraico
 

Direitos autorais registrados® por Vera Helena Pessoa
Direitos autorais protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998

Site desenvolvido por WebÁguia - www.webaguia.com.br