.

 

 

 

Logo após a eleição, nesse 2 de Outubro de 2022, Lula afirmou:

 

“Fanáticos bolsonaristas terão de se adequar à maioria. Penso que os bolsonaristas mais fanáticos terão que se adequar à maioria da sociedade. A maioria da sociedade não quer confronto, quer paz. As pessoas não querem, na sua maioria, venda de armas, querem a distribuição de livros. Aqueles que não quiserem, que desrespeitarem a lei, é problema deles. Mas acho que será fácil a gente restabelecer a paz e a democracia nesse país”.

 

1.- Lula afirma - “Fanáticos bolsonaristas” 

 

A rotulação é conhecida em toda a literatura, como desvio, desde 1938. Ela permite que a pessoa se desligue de sua própria subjetividade, “coisificando-a”.

 

É um processo que surge na consciência, quando a pessoa reflete sobre ela mesma, o que afirma. E o problema está quando essa rotulação atua como mecanismo de degradação do status, onde, quem rotula acaba resumindo as coisas ou pessoas apenas ao seu rótulo. Esse mecanismo leva a pessoa a simplificar emoções, sentimentos, pessoas e a enxergar a vida de forma bastante superficial.

 

No caso referido, rotular pessoas como ”bolsonaristas” é coisificar aquelas que não são lulistas. Ainda que estas sejam seguidoras da filosofia política-existencial de Mário, Ana, Pedro por exemplo.

 

2.-Agressividade e autoritarismo - “Penso que os bolsonaristas mais fanáticos terão que se adequar à maioria da sociedade”.

 

O comportamento agressivo verbal e comportamental, com qualidade prejudicial a si e ao social, pode ser iniciado, quando a pessoa se sente desmerecida e injustiçada, diante de atos de correções que recebeu. E não percebe outras formas de administração a tal descontentamento.

 

Muitas vezes, tal comportamento agressivo ocorre em retaliação a atos sofridos. Revide com danos iguais aos sofridos que podem prejudicar a si mesmo,  pessoas, animais ou objetos que possam ser considerados de valor igual, tanto quanto a uma Nação, a bens públicos, relacionamentos sociais, etecetera.

 

São Paulo, 3 de Outubro de 2022

 

 

 

Clique na flor e

fale com a autora

 

 

 

 

Clique na figura e
envie sua mensagem

 

 

Voltar

 

 

Música: Nosotros,
por Enrique Chia

Direitos autorais registrados® por Vera Helena Pessoa
Direitos autorais protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998

Site desenvolvido por WebÁguia - www.webaguia.com.br