Tela: Artista Abbadia Pessoa

 

 

 

 

Vera Pessoa


O dia 18 de março de 2015 e os dias subsequentes até o dia 2 de maio do mesmo ano ficarão gravados no fundo de nossa alma. Passamos por muitos medos, angústias e desânimos. Mas, em uma madrugada, ao rogarmos em pranto a Deus que nos desse uma Palavra, ela nos veio. Como se tivéssemos os olhos vendados, pegamos na prateleira de livros da casa de nossa mami uma Bíblia desgastada pelo seu manuseio, que tinha sido do nosso pai - Pastor evangélico Motta Pessoa. Como se não bastasse esse impacto, ainda em oração, a abrimos aleatoriamente e nos veio a Palavra de Deus:

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Josué 1:9).

Alguma vez você já se sentiu desanimado, angustiado, só no mundo, diante da enfermidade de um ser amado e sem saber que rumo tomar? Nós já sentimos por diversas vezes esses doidos sentimentos! Mas como dessa vez nunca! Afinal, era a nossa mãe que estava enferma sentindo dores, abatida e emocionalmente vulnerável como uma criança. Ah, mais fortemente, dessa vez, percebemos como somos humanos passíveis de estafa, de exaustão e carentes de um colo e de ouvidos para nos ouvirem com complacência e sem condenação.

O desânimo, o medo e a dúvida são sentimentos de vazio, de dores no peito e de falta de forças - ausência de energia e, também, estagnação. Você pode até vivenciar esses sentimentos horrorosos de vez em quando – isso faz parte de nossa existência -, mas viver dessa forma por longos dias e noites intermináveis é muito perigoso e mortífero¹.

A Bíblia não traz nenhuma promessa aos desanimados, muito embora ela procura sempre trazer ânimo para aqueles que enfraqueceram no caminho. Mas a Palavra que o Senhor nos deu, em particular, foi dita a Josué instigando-o a ser forte, valente e ter bom ânimo.

Ao mesmo tempo em que essas palavras foram ditas a Josué, quando ocupou o lugar de Moisés, elas também se aplicam a nós. Paremos um pouco e leiamos o Salmo cento e trinta e nove em voz alta e vejamos que a promessa de Deus de estar conosco é para todos os que o invocam. Ouçamos as Palavras de Jesus também em Mateus, capítulo vinte e oito, versículos dezoito a vinte, quando ele promete aos seus discípulos que ele estaria com eles “todos os dias, até à consumação do século”. Lembremos da promessa de Deus reiterada da bênção do Antigo Testamento, no livro de Hebreus, capítulo treze, versículo cinco.

 “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei! Sejamos fortes, porque o nosso Deus, nosso Pai, nosso Pastor está sempre perto, mesmo quando não parece. Não podemos ir a lugar algum, sem sua presença próxima de nós, e em nós. Não estamos sozinhos. Não precisamos ter medo. De fato, nem mesmo a morte pode nos separar do seu amor.” (Romanos 8:35-39).

Os sentimentos de horror que tivemos têm os sentidos existenciais reais e vivos perante as promessas de Jesus: Portanto, (1) sejamos fortes e corajosos, isto é, não permitamos que em nossa vida haja espaço para as fraquezas. Deus não quer que sejamos fortes por nós mesmos. Mesmo fracos podemos encontrar forças Nele para vencer todas as nossas fraquezas; (2) tenhamos bom ânimo. Mesmo se nossas forças faltarem, sejamos entusiasmados! Nós não precisamos vencer sempre, mas pelo menos acreditemos sempre que Deus nos dará graça para superar cada obstáculo.

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Josué 1:9).

Fique perto de nós, Pai amado. Perto, não “apenas” em sua promessa em nós, mas também no mais profundo de nossa alma, consciência e não consciência. Precisamos saber que o Senhor está perto quando enfrentamos as incríveis e boas oportunidades que nos chegam, mas também nos momentos sangrentos de dores. Sabemos que precisamos ter confiança na sua ajuda e no seu amor sustentador, na medida em que lidamos com os grandes desafios de nossa existência. Confiamos no seu amor fiel, ainda que precisamos crescer mais e mais em verdade e em espírito. No nome de Jesus, Amém.

NOTA:
¹Graças a Deus estamos a ter duas grandes e perseverantes  amigas irmãs que estão a ser o nosso porto seguro abaixo de Deus:

Cida Valadares e Patrícia Croitor.

São Paulo, 01.V.2015.

 

Clique na flor e

fale com a autora

 

 

 

 

Clique na figura e
envie sua mensagem

 

 

Voltar

 

 

Música: Careço de Jesus

Interprado pelo Coro do Tabernáculo Mórmon

 

Direitos autorais registrados® por Vera Helena Pessoa
Direitos autorais protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998

Site desenvolvido por WebÁguia - www.webaguia.com.br