Harmony
Artista Plástica: Lori Preusch

 

 

 

 


 

Vera Pessoa

 

 

1.    Eis aqui, bendizei ao Senhor todos vós, servos  do Senhor, que assisti na casa do Senhor todas as noites,

2.    Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao Senhor.

3.    O Senhor, que fez o céu e a terra, te abençoe desde Sião. (Salmo 134). 

 

Os Cânticos de Romagem, que começaram nos ambientes inóspitos de Meseque e Quedar, terminaram apropriadamente na nota de servir a Deus de dia e de noite no Seu Templo. Aqui há, possivelmente, o registro de um cântico na forma de saudação e de resposta: os peregrinos dirigem-se aos sacerdotes e levitas e recebem como resposta a benção que termina o Salmo 134.

 

“Algumas famílias de levitas eram responsáveis pela música no Templo. Os chefes dessas famílias moravam nos cômodos do Templo e não tinham
outros deveres, pois estavam ocupados no seu serviço de dia e de noite.” (I Crônicas 9:33).

 

Nesse versículo, observa-se que os cantores levitas estavam ocupados de dia e de noite no trabalho no Templo. Davi deu aos levitas novas responsabilidades para levarem a arca, no entanto a adoração continuou ocupando a posição de primazia.
 

“Louvar e glorificar o Deus Eterno todas as manhãs e todas as tardes.”

 

Entende-se que são os cantores levitas, mais do que a congregação como um todo, os encarregados do louvor, da adoração ao Senhor. Contudo,

 

“Eis aqui, bendizei ao Senhor todos vós, servos do Senhor, que assisti na casa do Senhor todas as noites”. (Salmo 134:1).

 

Levantai santuário, traduz a palavra santidade, que no uso hebraico também pode significar santuário. Dessa forma, pode ser que haja referência no ato de adorar, em santidade. E que seja a mensagem subjacente que encontramos em I Timóteo dois, versículo oito:

 

“Quero que em todos os lugares os homens orem, isto é, os homens que são dedicados a Deus e que podem levantar as suas mãos em oração.”

 

A palavra bendizer é a tônica desse Salmo 134, pois é soada em cada versículo. Até esse ponto, bendizer era dirigida a Deus. Bendizer a Deus é reconhecer com gratidão aquilo que Ele é, fez e ainda faz! Porém, Deus para abençoar ao homem tem de fazer deste aquilo que o homem não é, e dar-lhe aquilo que ele não tem. Nota-se, finalmente, o lugar que Deus reserva tanto para “os meus pequenos”, quanto para “os meus grandes”.

 

Deus, sendo criador do céu e da terra, dá benção sem medida; e seus caminhos são inescrutáveis. Contudo, observa-se, segundo os cantos dos salmistas, uma ênfase no Monte Sião, ressaltando o monte como sendo o local de onde vem a benção. A benção de Deus não está longe, nem nos céus e nem além do mar; pelo contrário, está perto, ao lado de todos nós. O verdadeiro Monte Sião é onde Jesus, o mediador da nova aliança, Reina!


“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida.” (João 3:16).

 

 

São Paulo, 22.XI.2015.

 

 

 

 

Clique na flor e

fale com a autora

 

 

 

 

Clique na figura e
envie sua mensagem

 

 

Voltar

 

 

Música: Shfoch ruchacha ( Derrama Teu Espírito)

Letra de © Sheley Enarson

 

" Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo:
Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos."
(Zacarias 4:6).


 

Veja aqui o vídeo com essa música e sua tradução

https://youtu.be/p_JXx87IbRE

 

Direitos autorais registrados® por Vera Helena Pessoa
Direitos autorais protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998

Site desenvolvido por WebÁguia - www.webaguia.com.br