Artista Plástica Raquel Taraborelli
Vale com Papoulas - pinturas Toscana 80x120 cm

 

 

 

 

 

 

Vera Pessoa

  

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do
 Todo-Poderoso descansará.  

2 Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.  (Salmo 91:1-2)  

 

Vários Salmos da Bíblia Sagrada apresentam o servo de Deus a clamar a Deus nos dias de angústias e dores. A angústia é uma reação psicológica muito sofrida e vários sentimentos podem emergir nesse momento, tais como: grande aflição, desgosto, ansiedade, falta de vontade, agonia e outros. Assim, o pedido de livramento não se trata de uma mera manifestação de um desejo e muito menos de um complexo psicológico que pode estar revelando o anelo do ser humano – se quando é adulto – em querer ter novamente a proteção dos pais. Trata-se sim de um pedido com fé do servo fiel a Deus. Logo, esse grito de dor tem-se verificado em todos os tempos aos que temem ao Senhor.

O Salmo 91 (1-16) é uma oração de confiança na salvação Divina. Ele é atribuído pela tradição judaico-cristã a Moisés, mas tanto especialistas da Universidade de Jerusalém quanto do Instituto Bíblico de Jerusalém o datam como do período pós-exílico. 

Nos dois primeiros versículos, o salmista proclama a segurança para o fiel que confia em Deus e que confessa a sua fé pessoal Nele. Na proclamação, ele usa dois nomes utilizados para mostrar a ação de Javé:

 a)  O primeiro é Eloim, traduzido por Altíssimo e serve para designar a Sua majestade.

b)  O segundo é El Shadai, traduzido por Onipotente e serve para expressar o seu Poder.

Ressalta-se que o povo eleito não usava com frequência o nome Javé, atendendo ao conselho do decálogo. Assim, o salmista usa Eloim e El Shadai para mostrar a ação de Deus! A majestade de Deus - como Senhor do universo -, e o seu poder absoluto, já demonstrados na experiência do salmista, são as bases para essa proclamação de Deus como seu refúgio e sua fortaleza.

É salutar espiritualmente, e até como um todo ao organismo, que admitamos que as nações mostram a cada dia estarem a viver momentos inseguros. Crise econômico-financeira mundial, ameaças de guerras, fome etc. Onde então buscarmos refúgio se não no Senhor? Nosso único e verdadeiro Deus?

Por meio das Escrituras Sagradas sabemos que Jesus voltará, que ressuscitaremos e estaremos com Ele na eternidade. Essa certeza nos leva a enfrentar o dia-a-dia da fé cristã em um mundo materialista, consumista e idólatra.

São Paulo, 1.XI.2015.

18h24m

 

 

Clique na flor e

fale com a autora

 

 

 

 

Clique na figura e
envie sua mensagem

 

 

Voltar

 

 

Música: "Al Kol Eileh", ou "Por todas estas coisas",

é uma canção hebraica composta pelo lendário judaico

cantor e compositor Naomi Shemer

 

Direitos autorais registrados® por Vera Helena Pessoa
Direitos autorais protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998

Site desenvolvido por WebÁguia - www.webaguia.com.br