Tela: Artista Abbadia Pessoa

 

 

 

 

Vera Pessoa

  

Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. Ensinava nas sinagogas deles, e por todos era louvado. Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos. E todos lhe davam testemunho, e se admiravam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Este não é filho de José? Disse-lhes Jesus: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; Tudo o que ouvimos teres feito em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra. E prosseguiu: Em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito na sua terra. Em verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel nos dias de Elias, quando céu se fechou por três anos e seis meses, de sorte que houve grande fome por toda a terra; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Serepta de Sidom. Também muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Elizeu, mas nenhum deles foi purificado senão Naamã, o sírio. Todos os que estavam na sinagoga, ao ouvirem estas coisas, ficaram cheios de ira. e, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o despenhadeiro do monte em que a sua cidade estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho. (Lucas 4: 14 a 30).

Há certas coisas na vida que simplesmente temos que nos adaptar. Uma delas é a rejeição do outro e/ou de pessoas de uma mesma categoria social.Podemos ser a pessoal mais legal, mais competente entre os nossos iguais e, ainda, sermos rejeitados.O que não devemos fazer é tomarmos isso como um ataque pessoal. As pessoas têm problemas psicológicos e muitas delas não sabem lidarcom seus conflitos e os transferem para o outro.

Um sábio e irrepreensível Mestre que sofreu muitas rejeições disse o seguinte aos seus discípulos sobre como lidar com isso: “Quando você entrar em uma cidade, se não for bem vindo, não for ouvido, saia dali discretamente. Não faça escândalo. Sacuda a poeira dos seus pés, deixe para lá, e vá em frente.”

Contudo, ao invés de seguirmos esse conselho, muitos de nós acumulamos por anos o pó da rejeição sobre nós mesmos. Quando percebemos, já estamos cobertos por ele. As pessoas que apreendem esse sentimento, o da rejeição, podem tornar-se tímidas, amarguradas, ressentidas, têm medo de tentar coisas novas ou não são perseverantes no que fazem, são desconfiadas de tudo e todos. Elas andam por aí de cabeça baixa (a psicológica, principalmente) como se estivessem carregando o mundo em seus ombros. Ah, se pensarmos bem, elas estão carregando mesmo!

Se todas as vezes que formos rejeitados não sacodirmos a poeira dos nossos pés, estaremos acumulando pó de amarguras e sentimentos de “autorrejeição” das outras pessoas. Se não mudarmos, seria melhor arranjarmos uma carreta bem grande, com muito espaço interno, para guardarmos todo o pó jogado em nós.

O sábio citado acima, o Mestre, Senhor Jesus, sabia que na vida não há como evitar rejeições. Contudo, Ele sabia, também, que a melhor reação que podemos ter é sacudirmos a poeira e irmos em frente. Sempre encontraremos outras cidades mais adiante.

Comportando-se assim, perguntamos: Para onde foi todo aquele pó?

 

 

 

Clique na flor e

fale com a autora

 

 

 

 

Clique na figura e
envie sua mensagem

 

 

Voltar

 

 

Música:

Sim, Eu Te Seguirei

Compositor: K. Newell Dayley
Cantora brasileira nascida em Curitiba, Paraná: Phoenix Luz

(soprano pertencente a SUD)
Pianista - Marvin Goldstein

 

Direitos autorais registrados® por Vera Helena Pessoa
Direitos autorais protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998

Site desenvolvido por WebÁguia - www.webaguia.com.br