Rei Davi pastoreando ovelhas

 

 

 

 

Vera Pessoa
 

O Salmo 27, atribuído pela tradição judaico-cristã a Davi, é uma oração que demonstra a confiança do seu autor, e apresenta elementos de súplica. Assim, ele é uma oração de amor confiante na própria salvação, porque o salmista estava oprimido por tribulações externas e internas, e se sentia fortalecido na presença do Senhor. Sua experiência existencial com Deus e a sua comunhão com Ele traz paz a Davi, e mostra que tem plena confiança de que o Senhor dos senhores o protegerá.

 

I - O salmista afasta os seus temores

 

1- O Senhor Deus é a minha luz

e a minha salvação;

de quem terei medo?

O Senhor me livra de todo perigo;

não ficarei com medo de ninguém.

(Bíblia - Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

 

Davi, ao expressar sua confiança no Senhor, faz uso de imagens ligadas à guerra - o que é comum em alguns salmos. Assim, para ele, Deus é uma cidade fortificada. É uma fortaleza que ninguém consegue invadir; logo, ele está seguro, pois o Senhor dos senhores é um lugar extremamente fortificado, e leva o Seu a ter sentimentos de proteção. Deus vai ao encontro daquele que O clama, atuando, com todo o Seu cuidado, como uma fortaleza que protege os soldados das armas inimigas. Então, ainda que os inimigos sejam numerosos como um exército e façam guerra contra ele, o salmista confia Nele. Deus é o seu protetor contra todos os malvados e inimigos.

 

II - O livramento de Davi é fruto de sua comunhão com Deus

 

4. A Deus, o Senhor, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação.

 

5. Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha.
 

6. Assim vencerei os inimigos que me cercam. Com gritos de alegria, oferecerei
sacrifícios no seu Templo; eu cantarei e louvarei a Deus, o Senhor. (Bíblia - Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

 

Davi confia na proteção divina e manifesta o desejo de morar para sempre no santo templo; chamando-o de casa de Deus, cabana e tenda - lugares que o Senhor se manifesta dentro da fé e liturgia judaica. Dessa forma, ele nos mostra que crê na eficácia do culto a Deus e de sua comunhão com Ele, pois o seu refúgio é o Deus no seu dia-a-dia: O Deus da Aliança! Davi faz do Altíssimo a sua morada, oferecendo-Lhe sacrifícios de júbilo e cantando-Lhe louvores.

 

Ao precisarmos aprender a confiar mais em Deus diante das massacrantes lutas do dia-a-dia; quando precisamos lutar por pessoas que estão sendo injustiçadas; ao nos solidarizarmos com as pessoas discriminadas por qualquer motivo oremos, leiamos e cantemos o Salmo 27.

 

Por que o salmista nos mostra tanta confiança em Deus?
Porque sabe, por experiência própria e pela experiência do povo eleito, que o Senhor é luz, refúgio, salvação e refúgio aos que o buscam.

 

Para o cristão, Jesus é a expressão máxima do Deus Vivo no qual podemos confiar plenamente. No Novo Testamento encontramos muitas passagens que solicitam às pessoas a total confiança Nele. Será saudável a todos nós que não nos desesperemos perante as dificuldades – enverguemos (...é “natural”) como as árvores que vivem nos penhascos nos dias de grandes tempestades, mas não caiamos nas armadilhas do inimigo da Luz. Não nos desesperemos com as dificuldades do presente século. Pois Deus é o Senhor dos senhores daquele que o adora; que o adora em verdade e somente a Ele se reverencia. Ele é o nosso refúgio, fortaleza e socorro bem presente. Deus cuida dos Seus pela fidelidade da Nova Aliança feita por meio do sangue de Jesus.

 

Por que as pessoas - sobretudo as marginalizadas - enfermas, as que estão à beira da morte, os pecadores, os sofredores, as que vendem os seus corpos, os pobres etc. confiavam tanto em Jesus? Os Evangelhos têm a pronta resposta.


O Apóstolo Paulo nos diz: Pois “Eu sei em quem tenho crido”.

 

São Paulo, 15.XI.2015. 

 

 

 

Clique na flor e

fale com a autora

 

 

 

 

Clique na figura e
envie sua mensagem

 

 

Voltar

 

 

Musica Judaica "Rei dos Reis."

Emocionante Bar Mitzvá!
No seu Bar Mitzvá em 2013 Eyal Golan
interpretou em hebraico a música " Rei dos Reis" 

 

Veja aqui o vídeo com essa música e sua tradução

https://youtu.be/Lpqb010NHWk?list=RDarwHsZhqve4

Direitos autorais registrados® por Vera Helena Pessoa
Direitos autorais protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998

Site desenvolvido por WebÁguia - www.webaguia.com.br