Tela: Potes floridos de petunia

Artista Raquel Taraborelli

 

 

 

 

 

Abatidos, mas não destruídos

 

Vera Pessoa

 

 

Nos últimos três anos, temos recebido pedidos de desculpas de algumas pessoas por terem, talvez, acreditado em rumores que corriam sobre a nossa pessoa na internet. Uma dessas pessoas contou-nos que desejavam a morte ou algo similar a nós. A ela escrevemos pedindo que não se punisse, pois gostávamos dela, e que nossa amizade, nascida há anos, tem sido honrada. E nada mais comentamos nem naquela mensagem e nunca mais.

 

Em relação às outras pessoas, “desconhecemos” as suas mensagens como se não as tivéssemos lido. Sabendo que esse nosso comportamento apenas reforçaria, infelizmente, o que uma dessas pessoas dizia-nos ao enviar-nos mensagens: que lêssemos sua carta, porque não líamos mensagens.

 

Nosso comportamento é resultante, unicamente, do que temos observado há anos e anos - que todos os humanos, indistintamente, passam por momentos difíceis e, às vezes, muito e muito difíceis... Sendo isso inevitável, porque vivemos em um mundo social povoado por pessoas distintas com formações e sentimentos bem diferentes. Havendo, também, a variável: o aperfeiçoamento em Jesus Cristo de todos os que buscam a Jesus, encontrando, finalmente, o único fio de ouro que nos leva à vivência razoável emocional no aqui-agora e a vida eterna com Deus.

 

Por meio da Bíblia sagrada, observamos que, assim como todos nós, o apóstolo Paulo passou por momentos terríveis por causa de sua decisão de negar-se, tomar a sua cruz e seguir Jesus. Como nós humanos, ele também pecou por ser humano.

 

Paulo escreveu: “São hebreus? também eu; são israelitas? também eu; são descendência de Abraão? também eu; são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez”. (II Coríntio, 11:22-27).

 

Paulo tinha vários motivos para desanimar e desistir da tarefa que Deus lhe dera, mas prosseguia para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:14).

 

Algumas vezes, passamos por situações tão espinhosas que não conseguimos enxergar soluções, e todas as nossas energias são consumidas e sentimo-nos fracos demais para lutar. Nessas situações, ficamos “desesperados” e choramos como crianças incapazes de reagir, tendo “apenas” a Palavra e a música para consolar-nos e levar-nos a calar e a meditar, meditar e meditar.

 

Nessas situações de aflições, somos puxados a lembrarmo-nos do apóstolo Paulo, pois precisamos lembrar-nos da atitude que ele teve quando as enfrentou. O apóstolo disse: “Porque, quando estou fraco, então, sou forte” (II Coríntios, 12:10). O poder de Deus aperfeiçoa-se em nossas fraquezas e torna-nos fortes. Não importa a grandeza do problema diante da soberania de Deus, somos vasos de barro revelando o infinito poder do oleiro, Deus.

 

O grande amigo de Deus, apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.” (II Coríntios, 4:7-10).

 

Por meios desses versículos, observamos que aqueles que caminham com Cristo – que é o verdadeiro e único caminho -, passam por necessidades e por situações extremamente difíceis, mas não perdem a esperança porque o Senhor nunca os abandona e Ele os faz mais do que vencedores. (Romanos, 8:37).

 

Aprendamos com os versículos de II Coríntios, 4:7-10, que estando em tribulação, aflição, Jesus Cristo não nos deixará ficar derrotados. Somos envergados pelas nossas dores, mas não nos destruímos. Surpreendemo-nos com tragédias, especialmente com as repentinas, mas o Senhor caminha conosco e não nos deixará desanimar. Se perseguirem-nos por qualquer razão, não temamos, pois Deus é a nossa justiça e não nos deixará desamparados.

 

Se chegarmos a sentir-nos abatidos e derrotados sem oportunidade de voltarmos a desempenhar a nossa tarefa, a lutar, saibamos que o Deus Todo Poderoso não deixará nós sermos destruídos e sempre estará pronto para levantar-nos: Sosseguemos!

 

Confiemos no que Jesus disse: “no mundo tereis aflições, mas tende bom animo; eu venci o mundo”. (João 16:33).

 

 

São Paulo, 16.1.2015.

 

 

 

 

Clique na flor e

fale com a autora

 

 

 

 

Clique na figura e
envie sua mensagem

 

 

Voltar

 

 

Música: Salmo 121 Cantado

 

Shir LaMa'aloth
Essá eynai el-HeHarim
MeAyin YaVô Ezr'i 
Ezr'i me'in HaShem 
Ossê Shamayim VaAretz 
Al-Yithen LaMot RagleKha 
Al-YaNum ShomreKha 
Hinê Lo-YaNum VeLo Yishan Shomer Yisrael
HaShem ShomreKha, HaShem Tzil'Kha
Al-Yad YemineKha 
HaShem YiShmorKha Mi-Kol Rá 
YiShmor eth-NafsheKha 
HaShem YiShmor TzethKha UVoeKha 
MeAtah VeAd-Olahm 

 

Canção para a Ascenção
Levanto meus olhos para os montes

De onde virá meu socorro?

Meu socorro vem do Senhor

Que fez os Céus e a Terra

Não deixará teu pé tropeçar,

Não se omitirá aquele que te guarda

Eis que não se omitirá nem dormirá o Guardião de Israel

O Senhor te guardará, te cobrirá [com Sua sombra]

À tua direita.

O Senhor te guardará de todo Mal

Ele guaradará tua alma.

O Senhor guardará tua entrada e tua saída,

Desde agora e para sempre

 

Direitos autorais registrados® por Vera Helena Pessoa
Direitos autorais protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998

Site desenvolvido por WebÁguia - www.webaguia.com.br